Doni: comigo, conosco

doni

Relendo os livros do poeta Donizete Galvão (1955-2014), para uma tarefa que divido feliz com Paulo Ferraz (em breve!), me peguei fazendo contas: quando nossa amizade começou, eu tinha pouco mais de 20 anos e, portanto, ele tinha pouco mais que a idade que tenho hoje. E desde sempre o interesse e o reconhecimento dele pelo que fazíamos eram admiráveis, verdadeiramente contagiantes, a ponto de nunca ter reparado essa diferença de idade antes. A generosidade dele (somada talvez à minha pretensão…) nunca deixou pousar qualquer distância geracional em nossa conversa. Mas Doni foi embora aos 58 – e como 58 é pouco para alguém como o Doni! Sua presença e sua falta estão ainda emaranhadas na cabeça e na agenda dos amigos que herdei dele, assim como nas minhas. De vez em quando, falamos do Doni ainda no presente. Se distrair, incluo seu email nas conversas coletivas. Nos últimos meses, por exemplo, ando numa febre de interesse por um desses universos que os duendes da leitura parecem deixar reservados para quando estivermos prontos, e tenho certeza que uma ou duas cervejas com o Doni seriam suficientes para que ele me indicasse o que ler nesse universo, assim como fez em tantos outros. Por falar em livros, encontrei aqui agora entre os que ele escreveu alguns que curiosamente não estão autografados para mim. E é estranho demais constatar que continuarão assim. Mas não fico triste, não posso. É um imenso privilégio ter sido amigo de alguém que passou pela vida perseguindo as palavras desses poemas e deixou tanto assim para seus amigos-leitores. Foi sua maneira de ficar um pouco mais. Uma vida entre livros que se eterniza nos livros que só ele poderia ter escrito. Só mais uma de suas generosidades. Comigo, conosco.

>>> E já anotem aí na agenda que, em 29/08, às 19h, na Casa das Rosas, haverá um encontro dedicado à poesia de Donizete Galvão, sob coordenação de Vera Lucia de Oliveirahttp://www.casadasrosas.org.br/agenda/poeta-da-carne-e-do-tempo

Deixe um comentário

